data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
Nascido em Santa Maria, o aposentado Leonir Tomazetti, 77 anos, morava na Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione, há 37 anos. Filho de Olinto Tomazetti e Maria Irene Morgental Tomazetti, falecidos, Leonir era o irmão mais velho de Neli, Vani, José e Valmor.
Leonir foi casado com Cirlei Lourenço Tomazetti por mais de 50 anos. Desta união, teve os filhos, Fernando, Jacqueline, Cleber, James e Valeria, três netos, Tiago, Luise e Andressa, uma bisneta, Manuela, e um filho do coração, Cleber. Para ele, a família era o maior patrimônio.
Após cumprir o serviço militar, Leonir passou a trabalhar junto ao pai na extinta Cerâmica Tomazetti. Na década de 1960, ele adquiriu um caminhão para transporte de tijolos, usados na própria olaria, e cargas de arroz para o Estado de São Paulo. Em 1975, o santa-mariense fundou o posto de combustível Texaco, no distrito de Passo do Verde, do qual foi proprietário até 1980.
Após vender o posto de combustível, Leonir trabalhou como diretor da Cerâmica Tomazetti, até 1998. Ele também foi presidente dos Oleiros de Santa Maria e fundou, junto dos irmãos, o Residencial Tomazetti, no Bairro Tomazetti.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O santa-mariense não conseguiu ficar longe das estradas e comprou outro caminhão para entregas e mudanças. Depois, trocou o furgão e trabalhou até os últimos dias de vida com o Guincho Tomazetti. Ele foi um homem honesto, discreto e trabalhador que amava a vida e o que fazia.
Como lazer, Leonir gostava de passar os finais de semana no Passo do Verde.
Hoje, ele faz muita falta e deixa boas lembranças para os familiares.
Leonir Tomazetti faleceu devido a um câncer no fígado, em 8 de setembro de 2019. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.
Homenagem da nora Jane Tomazetti